sábado, 26 de abril de 2014

Estudos para Pequenos Grupos - ALUNO - Semana 280414 até 030514

Igreja Comunidade Cristã Ágape - Semana 280414 até 030514
Estudo para Pequenos Grupos - PROFESSOR
Tema: A Unidade Cristã
Texto: Romanos 12:5-8

            Introdução

            A unidade é uma das armas mais poderosas que uma igreja possui. A unidade é uma arma que traz o nosso foco que é MULTIPLICAÇÃO DE DISCIPULOS.

            Uma igreja que não preza por unidade ela já esta derrotada e falida. As portas do inferno prevalecem sobre a falta de unidade, de igualdade, e do amor ao próximo. O que é unidade? Unidade é qualidade de quem é um ou único. Veja Romanos 12:5/Colossenses 1:18
            Precisamos promover a unidade. Como eu posso entender está unidade? Você precisa entender que:

            1) Cristo é ______________ com o Pai.

            Preste atenção que a unidade não começa em cristo e sim em Deus. Precisamos entender que Cristo é um com o pai. Veja João 17:2
 
            Cumpriremos o IDE que significa “IMPACTAR”; “DISCIPULAR” e “EVANGELIZAR” somente quando houver unidade com Cristo e entender a necessidade de alcançar o próximo. Veja 1 Co. 12:13

            A expressão “todos nós fomos batizados em um corpo,” significa estar mergulhados em Cristo. Para mergulhar é preciso ter união com ele e receber mudança real em nossa vida como cristãos.

            2) Cada ________________ é importante. 1 Co. 12:14-20

        Cada membro tem sua função importante. Paulo aqui leva em consideração a membresia de Corinto que se achava um membro mais importante que o outro e os que eram considerados menos importantes eram descartados ou excluídos do rol de importância.

            Paulo começa a exortar a igreja de Corinto e eu começo a exortar a igreja Ágape dizendo que todos os membros são importantes para o Corpo de Cristo.

            Não importa para Deus se você tem ou não mais conhecimento, se você tem um dom ou outro, mas Deus se importa com a disposição de seu coração em servir. E servir é com excelência.

            Eu não consigo tocar como o outro toca, eu não consigo pregar como o outro prega, eu não consigo orar como o outro ora, eu não consigo servir como o outro serve. Enquanto pensarmos assim, haverá brechas que causará a desunião do corpo. 

            O que causa a falta de unidade na igreja é você deixar de fazer o que Deus já pediu para você fazer. 

            Muitas divisões acontecem porque o homem, a mulher, a criança, o adolescente, o jovem quer servir, agir, mover em alguma função que você não foi habilitado para fazer, mover, agir e servir.

            O que causa desunião é a falta de submissão ao pastor, lideres e pessoas que Deus usa para direcionar a sua vida, mas não querem ouvir a verdade, porque o que fala mais alto não é a voz do Espírito, mas infelizmente o ego.

            A falta de submissão faz que pessoas que são importantes para Deus comece a ver, ouvir, agir e mover pelos os que as pessoas falam e não por aquilo que Deus fala. Porque? 

            Porque a resposta que alimenta o ego é muito mais rápida quando parte do homem, ou se preferir da pessoa que vai preencher o que deveria estar crucificado que é o egocentrismo.

            Com isso quando as pessoas não saem da igreja comem apenas as migalhas da sobra dos grandes banquetes, morem espiritualmente e desanimam ao ponto de apenas ver erro em tudo e em todos.

            Existe um padrão nesta igreja que é corpo de Cristo. O padrão é viver em UNIDADE. Todos são importantes para Deus e tem um lugar mais importante ainda no Corpo de Cristo. Veja Atos 2:44 e 1 Coríntios 12:18

            3) A __________________ é para todos. 1 Co. 1:21-26

            Não podemos dizer para as pessoas que não precisamos de alguém, porque amanhã este alguém fará muita falta. Se você não tem isto em mente que precisamos um do outro então você precisa abrir outra igreja a IGREJA DOS SOLITÁRIOS. Veja 1 Co.12:22

            Precisamos ter paciência com os mais fracos na fé ou no entendimento de uma organização chamada igreja. Este que são pequenos poderá ser gigante no futuro, conduzindo outros a viver, agir e mover em unidade. A grande dificuldade que temos é ter paciência com os mais fracos. Ler 1 Co. 12:24-26 e Efésios 4:14-16

            4) O ____________ de destruir a _________________.

           Uma das coisas é o chamado PARTIDARISMO. Partidarismo significa atitude partidária com exagero.

            O partidarismo uma vez adotado pode destruir a comunhão, porque divide as pessoas entre si, colocando-as umas contra as outras, gerando contendas e desentendimentos.

            Paulo foi claro com a igreja de Corinto. Paulo foi totalmente contra esta postura dos membros daquela igreja. Ler 1 Coríntios 1:10-17

            Este tipo de atitude não pode existir entre os cristãos e principalmente membros desta igreja e de outras igrejas. A UNIDADE precisa partir do líder da igreja e contagiar e impregnar na sua liderança. O sucesso de uma igreja UNIDA começa em sua liderança. 

            Veja outra recomendação de Paulo para outra igreja a de Filipos. Parece que as igrejas gostam de abrir brechas para o inimigo destruir o que Deus está nos conduzindo a construir. Leia Filipenses 2:3/ Mateus 12:30 e Lucas 11:23

            Desta forma Deus manda e não pede que haja unidade na família, Deus manda que haja unidade entre pais e filhos, esposa e esposa, entre os membros da família e muito importante e que faz toda a diferença também, Deus manda que haja UNIDADE em sua casa, em sua igreja, ou seja, no local em que ele habita. Porque precisa de UNIDADE?

            PORQUE AONDE HÁ UNIDADE O SENHOR ALI ORDENA A BENÇÃO. Ler Salmo 133:1
            Cuidado da forma que você se porta, como você conduz a sua vida da maneira de como você trata o seu irmão, como você trata a sua família e os seus filhos.

            O preço que Jesus pagou por esta união não pode ser destruído por fofocas, palavras vãs e atitudes que não são condizentes aos filhos de Deus. De que lado você está? Da desunião ou da união? Pense e Reflita

            1) Como está a sua UNIDADE com Deus?

            2) Como você está vivendo a UNIDADE na igreja?

           3) Que tipo de mudança eu preciso fazer hoje para viver em sua plenitude a UNIDADE com Deus, com às pessoas e com a igreja?

            Que Deus nos mande misericórdia e que Jesus não venha ainda, pois onde houver falta de UNIDADE ali ainda existe maldições a serem quebradas. Isto é comigo e Deus, com a minha esposa ou esposo, com meus filhos e com a minha igreja.

            Deus te abençoe e também seu pequeno grupo.

            Pr. Dinei Morais

Nenhum comentário:

Postar um comentário